Mendonça acusa Geraldo de comprar respiradores em fase de teste em porco

250

A compra de respiradores pulmonares feita pelo prefeito do Recife, Geraldo Júlio (PSB), repercutiu nacionalmente após o ex-ministro, Mendonça Filho (DEM), ter cobrado explicações do prefeito, para a compra de 500 respiradores pulmonares, sem homologação da Anvisa, sem ter sido testados em humanos e ainda em fase experimental em porcos.

A informação de que o respirador pulmonar BR 2000 da BIOEX, modelo adquirido pela Prefeitura do Recife, estava sendo testado em porco numa cirurgia experimental está num vídeo postado na página do Facebook do marido de Juvanete Barreto Freire, a dona da empresa veterinária que vendeu os equipamentos para a PCR. 

Ainda segundo Mendonça, o teste clínico em suíno foi feito no dia 04 de maio, em São Paulo, dois meses depois do contrato ser assinado pela PCR.

O prefeito tem de vir a público esclarecer ao povo do Recife a lambança nesse contrato feito com dispensa de licitação no valor de R$ 11 milhões. Enquanto isso, cerca de 200 leitos de UTI aguardam respiradores para começar a atender pacientes da Covid_19“, comentou Mendonça ao Política PE.

A compra dos respiradores somam mais de R$11 Milhões de Reais.