Prefeito de Petrolina ignora decreto de Paulo Câmara e reabre o Comércio

271

O Prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (MDB), publicou um vídeo em suas redes sociais onde afirma que a cidade irá reabrir o comércio nesta segunda -feira (01/06), mas respeitando as regras de distanciamento.

Petrolina foi um dos Municípios que obtiveram maior êxito no combate ao Coronavirus em Pernambuco, tendo o menor índice de letalidade e a maior porcentagem de testagem por cem mil habitantes. Tudo isso se deveu ao esforço da gestão municipal em adotar cedo as medidas de distanciamento e adquirir 34 mil testes para a doença.

Amanhã, 01 de junho, vamos iniciar a primeira das 5 fases do nosso Plano de Retomada Econômica, com o comércio e algumas atividades reabertas de maneira gradativa e cautelosa. Porém, pessoal, amanhã não é um retorno à vida normal. Até termos uma vacina para todos, o “normal” não existe mais. Como isso infelizmente ainda não tem prazo, o que precisa existir é o senso de corresponsabilidade, de empatia, de humanidade. É cuidarmos de nós, de quem amamos e de todos os outros para que este cuidado volte pra gente. A pandemia não acabou, o novo coronavírus não sumiu. Mas, a gente precisa fazer todo este nosso esforço coletivo ter valido a pena, e continuar valendo.”, disse o prefeito Miguel Coelho.

A decisão do prefeito está amparada na decisão liminar do Ministro do STF, Marco Aurélio, reconhecendo competência concorrente entre a União, Estados e Municípios sobre saúde pública e que foi referendada pelo Plenário da Suprema Corte.